top of page
Type Writer_edited.png

BLOG

Neste blog, falamos um pouco sobre cultura, saúde e artes. Fica a saber um pouco mais sobre diversos temas e partilha a tua opinião connosco.

  • Foto do escritorAeQuum

Orientação sexual, Identidade e Expressão de Género e Características sexuais

Atualizado: 1 de ago. de 2023

Assexual

Uma pessoa assexual experimenta pouca ou nenhuma atração sexual. Mas isso não significa que ela não pratique sexo, beije e abrace em nenhuma circunstância. Ela pode ter atração romântica por outro indivíduo, bem como gostar de toques e ter o desejo de estar em um relacionamento afetivo.

Bifobia

Prática ou atitude negativa relativamente à bissexualidade ou a pessoas bissexuais, com base no preconceito.

Bissexual

Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas de ambos os sexos.

Características sexuais

Conjunto de atributos de natureza física que abrange as características sexuais primárias, como os órgãos genitais internos e externos, e as características sexuais secundárias, manifestas nomeadamente em massa muscular, distribuição capilar, estatura e tom de voz.


Discriminação

Qualquer prática, distinção ou exclusão que tenha por objetivo ou efeito colocar uma pessoa ou grupo de pessoas em situação de desvantagem em razão, nomeadamente, do sexo, orientação sexual, identidade e expressão de género, características sexuais, origem racial e étnica, nacionalidade, idade, deficiências e/ou religião.


Discurso de ódio

Difusão, incitação ou justificação pública, por qualquer meio (escrito, oral, audiovisual, etc.), do preconceito, da discriminação ou da violência contra uma pessoa ou grupo de pessoas em razão, nomeadamente, do sexo, orientação sexual, identidade e expressão de género, características sexuais, origem racial e étnica, nacionalidade, idade, deficiências e/ou religião.


Expressão de género

Modo como cada pessoa exprime a sua identidade de género, envolvendo aspetos diversos como o comportamento, o vestuário, a expressão verbal e expressão corporal. Ao contrário da identidade de género, a expressão de género corresponde ao que pode ser observado do exterior.


Gay

Homem que se sente atraído afetiva e/ou sexualmente por outros homens.

Género

Atributos e expectativas socialmente associadas a ser-se do sexo feminino ou do sexo masculino, bem como às relações entre mulheres e homens. Estes atributos, expectativas e relações são socialmente construídos, variando consoante a sociedade e o período histórico. Assim, o género abrange um conjunto amplo de representações relativas a comportamentos que condicionam o que é esperado, permitido e valorizado numa mulher ou num homem. Na maioria das sociedades, existem diferenças e desigualdades entre mulheres e homens no que diz respeito às responsabilidades atribuídas, às atividades empreendidas, ao acesso aos recursos e ao controlo sobre os mesmos, bem como às oportunidades no acesso à tomada de decisão. O género inclui-se num contexto sociocultural mais abrangente, no qual se integram outros fatores importantes para a sua análise como a origem racial e étnica, a idade, o nível de pobreza, etc. O conceito de género é também importante para compreender o contexto da identidade de género.

Heterossexual

Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas de sexo diferente do seu.


Homofobia

Prática ou atitude negativa relativamente à homossexualidade ou a pessoas homossexuais, com base no preconceito.

Homossexual

Pessoa que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo.

Identidade de género

Experiência interna e individual sentida por cada pessoa relativamente ao género com que se identifica, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído à nascença. Pode envolver, se livremente escolhido, a modificação da aparência ou do corpo por meios cirúrgicos, farmacológicos ou de outra natureza e outras expressões de género, incluindo o comportamento, o vestuário, a expressão verbal e corporal.

Interfobia

Prática ou atitude negativa relativamente à intersexualidade ou a pessoas intersexo, com base no preconceito.

Intersexo

Pessoa com características sexuais que incorporam aspetos da biologia masculina e da biologia feminina tal como estas são entendidas por normas sociais e médicas. Por vezes, a pessoa é sinalizada como intersexo logo à nascença; outras vezes isto acontece mais tarde, nomeadamente na puberdade; noutros casos ainda, a própria pessoa nunca chega a sabê-lo.


Lésbica

Mulher que se sente atraída afetiva e/ou sexualmente por outras mulheres.

LGBTI

Sigla usada para referir de forma conjunta as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo.


Orientação sexual

Atração afetiva e/ou sexual por pessoas de sexo diferente (heterossexual), do mesmo sexo (gay ou lésbica) ou de mais do que um sexo (bissexual).


Pansexual

É o indivíduo que sente atração por pessoas independente do gênero delas, de como se expressam para o mundo e de sua orientação sexual. Ou seja, a pessoa pan pode se sentir atraída por pessoas heterossexuais, homossexuais, bissexuais, dentre outras.

Na pansexualidade, o interesse se dá por traços de personalidade e características da aparência. A pessoa pan se interessa pelo jeito de ser do outro indivíduo, a maneira como ele se veste e se comporta, opiniões e interesses, defeitos e qualidades e elementos específicos de sua aparência.


Sexo

Características biológicas que definem os seres humanos como mulher ou homem.


Trans

Pessoa cuja identidade de género não corresponde ao sexo que lhe foi atribuído à nascença. Pode desejar ou não desejar a modificação da aparência ou do corpo por meios cirúrgicos, farmacológicos ou de outra natureza. Sinónimo de transgénero.


Transfobia

Prática ou atitude negativa relativamente à transexualidade ou a pessoas trans, com base no preconceito.





Comments


bottom of page